Difícil estar em Salvador e não associar a permanência na cidade com o seu principal atrativo: as praias. A cidade que possui um formato geográfico de um “V” invertido, permite a formação de três orlas marítimas distintas, que permitem a diversificação das estruturas de lazer, com características próprias, o que faz do banho de mar na capital baiana um lazer que atende a todos os gostos, bolsos e estilos de baianos e turistas.
São mais de 50 quilômetros de orla, em três formatos: Atlântica, que vai do Farol da |Barra até Stella Maris, no limite norte da cidade com a vizinha Lauro de Freitas, e onde predominam as marés de arrebentações, próprias para o surf, mas com ´pequenas enseadas, que na maré baixa permitem a formação de piscinas naturais; Baía de Todos os Santos, que começa no Porto da Barra e vai até a Ribeira, na Península de Itapagipe, e a Orla do Subúrbio Ferroviário, mar interior de águas mornas e quase sem ondas. E ainda tem as ilhas de Maré, Bom Jesus dos Pobres e Frades.
Selecionar qual praia você deseja curtir, é uma tarefa difícil e que está sujeita a transformações, pois depende do tempo, da intensidade do sol, se sequer agito ou se se deseja a tranquilidade do banho de mar com a família. Assim é que se o point da juventude mais descolada fica entre as praias do Flamengo e Stella Maris, na Orla Atlântica, a mais procurada continua sendo a do Porto da Barra, que reúne um público mais eclético. Mas tem a paradisíaca Praia de Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades, Bandeira Azul Internacional, ou São Thomé de Paripe, colada na em Inema, chamada de a Praia dos Presidentes, porque virou uma espécie de refúgio destes para passar as festas de final do ano.
Selecionamos algumas que merecem, ser visitadas agora que chegou o verão:
Porto da Barra – Praia favorita de baianos e turistas, foi o local de desembarque da esquadra de Thomé de Souza, em 1549, quando da sua chegada à Bahia e a fundação da cidade de Salvador. Possui águas calmas, límpidas e mornas, em um trecho que forma uma pequena enseada entre os seus extremos cercados por pedras. É também a entrada Baía de Todos os Santos, e local ideal para a prática de esportes, como stand up paddle, mergulho e canoagem.
Praia do Farol da Barra – Colada ao Porto, mas já com característica de mar aberto. É o começo da Orla Atlântica, e cartão-postal de Salvador, por causa do farol, que é o segundo mais antigo do continente americano. Durante a maré baixa, as piscinas naturais divertem os visitantes, que costumam estender a visita para assistir a um belo pôr do sol.
Praia da Boa Viagem – Na direção oposta, numa das pontas da Península de Itapagipe, na Cidade Baixa, é um local com muita história. No local, era feito o desembarque de mercadorias, e durante o século XVIII foi construída a Igreja da Boa Viagem. É um bom lugar pra conhecer mais sobre a história de Salvador e ainda aproveitar o mar calmo, de onde se pode ver o outro lado da Baía, a Ilha de Itaparica.
Praia de Itapuã – Na Orla Atlântica, quase nos limites norte da cidade, essa praia foi muito cantada nos versos e músicas de Dorival Caymmi, essa praia é entrecortada de pequenas enseadas e pedras, que permitem, na maré baixa, a formação de piscinas naturais. Possuir bons restaurantes e boa infraestrutura urbana.
Praia do Buracão – Em pleno mar agitado da Orla Atlântica, essa enseada entre as encostas do Rio Vermelho, oferece um banho de mar tranquilo. Apesar do mar, a praia do Buracão se tornou um ponto de encontro para amigos no bairro mais boêmio da capital. Localizada no Rio Vermelho.
Praia do Flamengo – Já no limite da cidade com Lauro de Freitas, a Praia do Flamengo é o point dos surfistas, que ali vão em busca de boas ondas. O local tem uma estrutura completa de alimentação e entretenimento, inclusive com serviços como massagem, espaço infantil e lojas.
Praia da Gamboa de Baixo – Foge um pouco das características das praias de Salvador, pois em vez de areia fofa e solta, é formada por pedrinhas. Está na base da encosta do bairro da Vitória e nos últimos anos o local vem sendo cada vez mais procurado por turistas; O local é cercado por uma charmosa vila de pescadores.
Praia de São Tomé de Paripe – No limite leste da cidade, fica próxima à Base Naval de Aratu e à seleta e privativa Praia de Inema, de propriedade da Marinha e onde ex-presidentes da República costumavam passar as festas de final do ano. Possui um mar calmo e aconchegante para todos os públicos. Com boa estrutura gastronômica, a região costuma ficar bastante movimentada aos finais de semana.
Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe (Ilha dos Frades) – Praia de Bandeira Azul Internacional desde 2017, fica na Ilha dos Frades, no meio da Baía de Todos os Santos, mas pertencente ao município de Salvador. A praia também faz parte de uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP) desde 2008. É o cenário ideal para quem quer relaxar e entrar em contato total com a natureza.